As melhores músicas gospel antigas para tocar hoje

Por Jadson da Luz

É o que todo mundo diz: música não é um produto datado, é atemporal. Por isso, resolvemos voltar aos tempos em que se ouvia gospel no vinil, na fita, discman, iPod, MP3 etc. e reunimos 14 músicas gospel antigas para você relembrar e também tirar um tempo para aprender a tocar.

Aline Barros cantando músicas gospel antigas em show
A cantora Aline Barros acumula músicas de sucessos do gospel nacional há várias gerações (Foto/Reprodução/Internet)

São sons que farão você viajar em fases passadas da sua jornada cristã. Tem canções que te lembrarão da sua conversão e outras que eram cantadas nos pequenos grupos. Sabe qual é a melhor parte? Além de cantar junto, você aprenderá a tocar todas elas. Vamos lá?

14 músicas gospel antigas para aprender, louvar e adorar

Nossa lista engloba diferentes níveis de dificuldade, para você não ter problema em encontrar as faixas ideais para tocar. Há obras de diferentes artistas, mas reservamos um espaço especial para cinco clássicos da Harpa Cristã na parte final do texto. Confira agora as melhores músicas gospel antigas e aprenda a tocá-las!

Sonda-me, Usa-me — Aline Barros

A primeira música da nossa lista é de 2004, quando Aline Barros encantou o Brasil com Sonda-me, Usa-me. Você pode tocar este som com dedilhados nas estrofes e até no refrão. No meio do caminho, você encontrará um solo fácil de fazer. Para facilitar sua aprendizagem, confira nossa videoaula especial abaixo:

Com Muito Louvor — Cassiane

Para aprender Com Muito Louvor, não tem desculpa. São quatro versões disponíveis aqui no Cifra Club para você pegar este clássico do gospel. A opção principal é a mais difícil, recheada de pestanas, mas é bom um desafio de vez em quando, certo? Lembre-se de manter o ritmo da canção!

Raridade — Anderson Freire

“Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor”. Provavelmente, você já abriu os braços louvando este clássico gospel, que é uma música simples de tocar. Apesar de muitos, os acordes de Raridade são bem tranquilos. Se quiser ser especialista neste som, aprender com a aula a seguir:

Universo — PG

Curte fazer solo? Então, se sentirá em casa em Meu Universo. Bom, nesta música, os acordes são simples e o solo da introdução é prático de pegar. Precisa de mais auxílio para acertar os acordes? O vídeo abaixo te ajudará!

Ao Único — Corinhos Evangélicos

Esse som você já ouviu, a sua mãe já ouviu e provavelmente a sua avó também já escutou. Ao Único é um clássico louvor da música gospel. Nesta canção, o que vale é tocar com a alma, então deixe o ritmo leve e troque os acordes sem pressa. Se quiser arriscar um dedilhado, pode funcionar também. É mais uma da lista de músicas gospel antigas que possui uma quantidade grande de shapes, mas que são fáceis de executar.

Escudo — Voz da Verdade

As estrofes de Escudo são tocadas com acordes simples. Após o refrão, a música encasca um pouco, por conta de um solo desafiador. Na segunda parte, você vai encarar uma fila de acordes de nível intermediário. Mas acredite: a recompensa de tocar um clássico desses é gratificante!

Eu Me Rendo — Renascer Praise

A banda Renascer Praise tem muita música boa, e Eu Me Rendo é a mais procurada canção do grupo aqui no Cifra Club. São cinco versões disponíveis para que você encontre a melhor forma de adorar e cantar. Aos não apaixonados por acordes com pestana, um aviso: tem bastante. Mas a gente acredita em você. Bora arriscar!

Lindo És — Juliano Son

Em Lindo És, Juliano Son traz um louvor profundo e sincero. São apenas cinco acordes para você pegar essa. Perfeito, não é? Tente tocar de um jeito mais abafado, para dar uma sonoridade bacana à canção. Se atente também ao andamento, pois a canção exige uma certa noção de ritmo. Vai dar certo!

Faz Chover — Fernandinho

Faz Chover, do Fernandinho, é um clássico louvor de 2003. Esta faixa especial das músicas gospel antigas possui mais de 10 acordes em sua cifra. No entanto, eles são tranquilos de executar. Para facilitar, acompanhe a videoaula abaixo:

Porque Ele Vive — Harpa Cristã

A primeira a aparecer da Harpa Cristã é conhecida em todo o Brasil! São cinco versões de Porque Ele Vive disponíveis para você. Não é mesmo das mais difíceis de tocar! Ela apresenta um ritmo que facilita a troca de acordes. Aproveite isso para pegar também o riff marcante da canção. Confira a aula!

Eu Navegarei — Harpa Cristã

Mais uma marcante canção da lista de músicas gospel antigas e bem lembrada pela comunidade evangélica é Eu Navegarei. Os acordes são simples, exigindo apenas duas pestanas. O ritmo da música pode trazer uma certa dificuldade, mas nada como um pouco de prática e uma aula excelente para te ajudar, não é mesmo?

Em Espírito, Em Verdade — Harpa Cristã

Essa é aquela música que parece fácil, mas não é. Cheia de pestanas e acordes que trazem um certo desafio, Em Espírito, Em Verdade é a mais difícil de tirar. A canção é linda, e ver você acertando todos os acordes será perfeito. Não deixe de tentar!

Alvo Mais Que A Neve — Harpa Cristã

Depois de um bom desafio, é hora de uma mais leve. Alvo Mais Que A Neve é extremamente fácil de tocar, tendo acordes dos mais fáceis de se executar. É uma boa pedida para os iniciantes. Para ficar ainda mais de boa, confira a nossa aula especialíssima!

Grandioso És Tu — Harpa Cristã

Para fechar as músicas gospel antigas, temos Grandioso És Tu, com só cinco acordes. Talvez seja o louvor mais fácil de tirar. Então, apenas relaxe e aproveite essa linda faixa enquanto toca!

Compartilhe as músicas gospel antigas

A gente sabe: você se surpreendeu com algumas músicas gospel antigas, né? O tempo passa para todo mundo. Que tal compartilhar com os amigos e a galera da igreja esse artigo para mostrar que a idade está na porta? Além disso, vocês podem organizar a próxima roda de violão só com esses clássicos. É uma boa pedida, hein?