Cifra Club

As 10 melhores músicas internacionais antigas para tocar hoje

Olhar para o passado nos ajuda a entender o presente e a projetar o futuro. Sendo assim, vale a pena montar um repertório com canções de outros tempos. Para te ajudar, selecionamos as melhores músicas internacionais antigas para tocar hoje, seja no violão ou na guitarra!

Integrantes do Pearl Jam posando para foto em preto e branco com um muro de tijolos ao fundo
Pearl Jam, uma das bandas clássicas do rock, marca presença na nossa lista (Foto/Paul Bergen/Redferns)

Portanto, cada canção conta um pouco das convenções sociais da sua época. Além disso, o desenvolvimento musical também dependia das tecnologias e dos conhecimentos daquele momento. Nesse sentido, muitos artistas transcenderam as regras e mudaram a história da música. 

Logo, as inovações vieram de todos os estilos musicais. A criatividade mudou a forma de compor rock, pop, rap e outras vertentes. Assim, as inovações estéticas sempre fizeram parte da nossa rotina. 

Quais as melhores músicas internacionais antigas?

Para escolher as melhores músicas internacionais antigas, deixamos de fora muitas obras fantásticas. Talvez você se surpreenda com as nossas escolhas, afinal, esse é um dos objetivos. Se liga na lista:

  • Fly Me To The Moon – Frank Sinatra
  • Blue Suede Shoes – Elvis Presley
  • Isn’t She Lovely – Stevie Wonder 
  • Redemption Song – Bob Marley
  • Billie Jean – Michael Jackson
  • Rosanna – Toto
  • True Colors – Cyndi Lauper
  • Black – Pearl Jam
  • The Man Who Sold The World – Nirvana
  • Ironic – Alanis Morissette 

Agora, afine o seu violão, aqueça a sua voz e prepare-se para ampliar o seu repertório!

Fly Me To The Moon – Frank Sinatra

Sem sombra de dúvida, Frank Sinatra foi um dos maiores cantores do século passado, e Fly Me To The Moon ilustra bem isso. Esse standard é rico tanto harmônica quanto melodicamente. A versão original possui 14 acordes.

No entanto, a versão simplificada é muito acessível. A redução conta com 8 shapes, e nenhum deles com pestana. Além disso, é possível manter a mesma levada por toda a canção. 

Blue Suede Shoes – Elvis Presley

Apesar da fama como um dos precursores do rock, Elvis Presley tinha no blues a sua fonte de inspiração. Uma prova disso é a interpretação do sucesso Blue Suede Shoes. Essa é uma das melhores músicas que usam a forma clássica do blues de 12 compassos. 

Dessa maneira, a canção conta com apenas 3 acordes. Em alguns momentos, o A aparece como tríade, mas também surge como a tétrade A9. Os outros shapes D7(9) e E7(9) – são fáceis de montar até para os iniciantes. 

Isn’t She Lovely – Stevie Wonder 

Stevie Wonder é um dos músicos mais sensíveis e talentosos da história. Em Isn’t She Lovely, o compositor soube explorar a harmonia para criar algo muito sofisticado com apenas 7 acordes. Dessa forma, para chegar no resultado, ele usou as tensões harmônicas e inversões

A versão original é muito bem produzida e os solos de gaita se destacam. No entanto, em voz e violão também fica linda. Ela pode ser um pouco difícil para os iniciantes, mas com treino e dedicação qualquer um pode tocá-la. 

Redemption Song – Bob Marley

Além de ser um dos artistas mais consagrados do reggae, Bob Marley também escreveu Redemption Song. A levada é suave, mas o contratempo é acentuado. Ademais, os riffs são fáceis, mesmo para os iniciantes. 

A versão original está no tom de G, confortável para tocar no violão. Aliás, nenhum dos 7 shapes precisam da pestana. Alguns compassos possuem mais de um acorde, mas são fáceis de executar. 

Billie Jean – Michael Jackson

Michael Jackson foi responsável por grandes inovações musicais, e Billie Jean é um dos seus maiores sucessos. O riff inicial se estende por quase toda a canção, ou seja, a mesma ideia aparece em vários contextos. Sobre os acordes, alguns precisam da pestana, mas podem ser montados a partir da 4ª corda. 

Mesmo com pouca complexidade harmônica, a canção é movimentada e pede por muita coordenação. Sendo assim, é ótima para treinar a sincronia entre as mãos.

Contudo, a versão simplificada é acessível a quem está começando a tocar. 

Rosanna – Toto

A canção Rosanna, da banda Toto, foi uma febre nos anos 80. Com uma estrutura cheia de nuances, ela mistura power chords, riffs e solos incríveis. A harmonia é complexa, com 13 acordes, sendo alguns com pestana e tensões harmônicas. 

Se você for iniciante na guitarra, é possível tocar a base sem grandes dificuldades. Os solos são rápidos e exigem técnicas apuradas. Experimente os pedais Super Over Drive e Blues Driver para ter o mesmo timbre da versão original. 

True Colors – Cyndi Lauper

Dona de uma voz inconfundível e uma criatividade acima da média, a cantora Cyndi Lauper chamou a atenção com True Colors. O ritmo é um pouco lento e isso pode ajudar você que é iniciante. No entanto, a versão original possui 12 acordes, que incluem inversões e uma pestana.

Apesar do andamento lento, alguns compassos têm mais de um acorde. Nesse caso, treine as passagens para executá-las no tempo certo. Aliás, esse desafio está presente até na versão simplificada da música. 

Black – Pearl Jam

A banda Pearl Jam fez parte da juventude dos anos 90, e a música Black é uma referência da época. Mesmo tendo um arranjo com guitarras distorcidas, baixo e bateria, é possível fazê-la brilhar na versão voz e violão. A batida é simples, sendo possível mantê-la por toda a canção. 

No entanto, você pode variar para deixar a música mais interessante. Em relação aos acordes, são apenas 5 e nenhum precisa da pestana. Dessa forma, você que é iniciante pode adicionar a faixa ao seu repertório sem grandes dificuldades. 

The Man Who Sold The World – Nirvana

Composta por David Bowie e imortalizada pelo Nirvana, The Man Who Sold The World é um clássico dentre as músicas internacionais antigas. A versão da banda está afinada meio tom abaixo. Mesmo assim, é possível e até mais fácil tocá-la com a afinação padrão. 

É uma música com poucos acordes, mas três precisam da pestana. Se você tem dificuldades com essa técnica, é uma ótima oportunidade para desenvolvê-la. Aliás, será muito bacana se você tiver outra pessoa para tocar junto! 

Ironic – Alanis Morissette 

A canção Ironic, da cantora Alanis Morissette, foi a escolhida para fechar com chave de ouro a nossa lista de melhores músicas internacionais antigas. Assim, a sua estrutura aproveita para contrastar o refrão com as estrofes. Portanto, experimente intercalar a intensidade para atingir o mesmo efeito. 

Sobre os shapes, não há grandes dificuldades, apesar da pestana aparecer em dois deles. Aliás, precisamos colocar o capotraste na 4ª casa. Pela influência do rock, vamos nos deparar novamente com alguns power chords. 

Olha, há tanta beleza nas músicas internacionais antigas que foi difícil escolher apenas as 10 melhores. Mas sabe o que é fácil? Compartilhar o texto com seus amigos e amigas! Assim, vocês podem tocá-las juntos para conhecer um pouco das canções que influenciaram gerações!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK