Cifra Club

20 músicas do Queen para você arrasar no violão

Preparamos uma lista especial com as melhores cifras do Queen, uma das bandas mais importantes da história do rock!

Não há dúvidas de que a banda da qual falaremos hoje é uma das mais consagradas do rock! A riqueza das composições e o alto nível técnico dos integrantes sempre ajudaram a elevar ainda mais o patamar do grupo. Por isso, preparamos esta lista com 20 cifras do Queen para você aprender a tocar na guitarra ou no violão!

Integrantes da banda Queen
Foto da capa da coletânea Greatest Hits, lançada em 1981 (Foto: Reprodução/Spotify)

Em geral, o nível técnico das músicas listadas aqui é alto, mas nada que uma boa escuta, muita paciência e treino não resolvam. Logo, justamente por esse grau de dificuldade das músicas do Queen, nossa lista é focada em quem já domina, em alguma medida, o instrumento.

Como tocar as músicas do Queen?

Confira parte da nossa seleção de hoje:

  • Bohemian Rhapsody
  • Don’t Stop Me Now
  • Another One Bites The Dust
  • Under Pressure
  • We Will Rock You
  • Crazy Little Thing Called Love
  • We Are The Champions
  • I Want To Break Free

De fato, até selecionamos algumas músicas mais simples, mas elas são exceção em nossa lista. Até porque grande parte das músicas da banda conta com solos de guitarra muito bem construídos, algo que requer um contato maior com o instrumento.

Enfim, vamos às dicas?

1. Friends Will Be Friends

Em Friends Will Be Friends, há alguns acordes que merecem uma olhadinha especial. São os casos de D#° e G9/D (esse último feito na 5ª casa, lugar menos usual para iniciantes). Por fim, atente-se à meia-pestana do shape de C#° e não deixe escapar o solo super legal que aparece no meio da música. Até porque ele é uma ótima oportunidade para pôr sua técnica de bends em dia.

2. Save Me

Grande parte dos shapes de Save Me é bem tranquila. Porém, o acorde Gm/Bb, montado na 3ª casa, merece atenção. Lá pelo final da música, aparece um solo muito interessante. Por isso, mantenha a atenção redobrada nos bends. Procure diferenciar as partes da música, para enfatizar a dinâmica da canção.

3. I Was Born To Love You

Por conta do tom de I Was Born To Love You ser Fá sustenido, alguns acordes são montados em um lugar pouco usual no violão. Por exemplo, os shapes de C#, C#9 e D#7, feitos na 4ª casa. Atente-se também ao acorde D#, que está na variação montada a partir da 3ª casa. Além disso, a música conta com um número considerável de pestanas.

4. I Want It All

Para tocar I Want It All, você precisa saber apenas 7 acordes. Dentre eles, somente 3 pestanas básicas (Bm, F# e B). Todos os outros acordes são bem simples – certamente, você sabe como montá-los. Mais adiante, aparece um solo bem interessante. Tenha atenção a cada uma das notas e às técnicas exigidas. São elas:


5. A Kind Of Magic

Em relação aos 9 acordes de A Kind Of Magic, você não encontrará grandes desafios. Alguns shapes parecem ser complicados por conta dos nomes, mas, na maioria dos casos, são bem simples. Pratique a técnica de palhetada alternada durante o solo, que aparece no meio da música. Uma dica é começar a treinar em um andamento mais lento, para atingir a velocidade original da música aos poucos.

6. Good Old Fashioned Lover Boy

Primeiramente, utilize o capotraste na 1ª casa do violão para tocar Good Old Fashioned Lover Boy. Depois disso, divida seus estudos entre acordes com e sem pestana. Embora a maioria dos shapes seja simples, essa divisão te ajudará bastante na hora de estudar a música.

7. Who Wants To Live Forever

Em Who Wants To Live Forever, você não vai encontrar grandes desafios relacionados aos acordes. No entanto, veja com calma o shape de Bb/D, que aparece na 3ª casa. Todos os outros são bem fáceis de tocar, assim como o solinho da música, que é bem simples. Porém, para que todas as notas fiquem certinhas no tempo, considere praticar com o auxílio de um metrônomo.

8. The Show Must Go On

Na versão original de The Show Must Go On, o teclado faz a introdução e boa parte da música. No entanto, você pode executar o trecho no violão sem grandes problemas. Durante o refrão, deixe as notas soarem por mais tempo, focando na precisão de cada uma. Atente-se também para 3 acordes: Bm2 (2ª casa), C#m (4ª casa) e G# (meia-pestana).

9. We Will Rock You

Sem dúvidas, We Will Rock You é uma das mais famosas músicas do Queen. São poucos acordes a serem executados na base, visto que quem dita a música é a bateria. No entanto, preste atenção nos momentos exatos em que os acordes soam. Para isso, procure ouvir a canção várias vezes antes de começar a estudar. Por fim, se quiser se aventurar nos solos, acompanhe atentamente a tablatura da canção e assista à videoaula abaixo:

10. Radio Ga Ga

Radio Ga Ga apresenta alguns desafios. Primeiramente, os acordes , F/C e Fm6/Ab incluem meias-pestanas. Além disso, muita atenção quando for montar os shapes de F2/Eb, Eb (ambos na 3ª casa) e F/Eb, que apresenta uma digitação bastante peculiar.

Que tal evoluir os seus conhecimentos na guitarra com um auxílio profissional qualificado e um método de ensino focado no seu desenvolvimento? Inscreva-se já no curso de guitarra do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

11. Killer Queen

Por ter 24 acordes, Killer Queen é um dos grandes desafios da nossa lista. No entanto, com muita paciência, você será capaz de tocar essa música. Primeiramente, atenção aos shapes de Ab/C, Amb/D e Eb7/Db. Depois, dê uma boa olhada nos acordes que aparecem em casas menos usuais. É o caso de Bb/D e Eb (3ª casa), Bb/F e Eb/Bb (6ª casa) e sobretudo, o shape de Eb/F, montado na 8ª casa.

12. Another One Bites The Dust

Another One Bites The Dust conta com um dos riffs mais emblemáticos da banda. Por isso, muita atenção em cada nota. Por outro lado, em relação aos shapes, não há nada com o que se preocupar. Dentre os 8 acordes que você precisa aprender, apenas 2 são feitos com pestana.

13. Under Pressure

Logo na introdução de Under Pressure, aparece um trecho ótimo para você exercitar sua técnica de dedilhado. Sobre os 8 acordes da música, você não precisa se preocupar. São todos bem simples de serem executados, e você já deve ter tocado todos eles. O desafio aqui é enfatizar as nuances da canção. Portanto, estude a cifra por partes.

14. Somebody To Love

Antes de começar a estudar Somebody To Love, coloque o capotraste na 1ª casa do instrumento. Essa cifra tem alguns shapes menos conhecidos, como os de C/B e D4(7), mas que são bem tranquilos de montar. Além disso, os outros acordes são super fáceis de tocar. Assista à nossa videoaula completa abaixo e confira todos os detalhes:

15. We Are The Champions

Com uma quantidade de acordes elevada (21, no total), We Are The Champions merece atenção redobrada. Por isso, comece separadamente pelos acordes que estão na 4ª casa, como Ab6 e Ab/Eb (esse último é feito com uma meia-pestana). Em seguida, confira os shapes de Eb (3ª casa) e Cm7(11). Por fim, treine a batida e as trocas de acordes.

16. I Want To Break Free

Quer saber como tocar a cifra de I Want To Break Free? Atenção principalmente ao shape de C#m, que aparece na 4ª casa, pois os outros 7 são bem fáceis de executar. Além disso, a música conta um dos solos de guitarra mais criativos da história do rock. Ouça repetidas vezes o trecho para pegar a execução correta de cada nota.

17. Don’t Stop Me Now

Tenha muita atenção à convenção que a banda faz no momento em que o título de Don’t Stop Me Now aparece na letra. Ademais, cuidado para não acelerar o andamento nesse trecho. O único shape que merece mais atenção na música é o de Bb7(4). Não se esqueça de ouvir a canção várias vezes para diferenciar bem o refrão dos versos. Essas nuances deixarão sua versão bem mais interessante.

18. Crazy Little Thing Called Love

Crazy Little Thing Called Love possui uma batida marcante. Por isso, ouça a versão original várias vezes antes de iniciar seus estudos. Ademais, atente-se à convenção que acontece no meio da música. Além disso, com muita calma, você será capaz de executar o solo, que não é dos mais complexos, sem maiores problemas.

19. Love of My Life

Para tocar a cifra de Love of My Life, primeiramente, você precisa se ligar no dedilhado superconhecido da introdução. Para facilitar os seus estudos, separe a canção em pequenos trechos e vá aprendendo cada um deles. Além disso, treine os acordes D#°, D9/F# (4ª casa) e G6 (5ª casa) individualmente. Por fim, veja a videoaula abaixo com todas as dicas de como tocar Love of My Life no violão:

20. Bohemian Rhapsody

Quer aprender como tocar Bohemian Rhapsody no violão? Antes de tudo, coloque o capotraste na 1ª casa. Depois, separe as principais progressões de acordes da música e treine-as separadamente. Em razão de ter 38 acordes, atenção redobrada para quando acontecem as mudanças entre eles. Para te ajudar no aprendizado da cifra da música Bohemian Rhapsody, assista à videoaula a seguir:

Chegamos ao fim da nossa lista de melhores cifras do Queen! Para aprender mais sobre o universo do violão e da guitarra, acesse agora mesmo o Cifra Club Academy e aproveite os cursos disponíveis por lá!

Nas aulas de violão e guitarra da nossa plataforma, você ampliará seus conhecimentos com ainda mais repertório!

Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK