Cifra Club

Conheça os principais artistas da bossa nova

Hoje vamos conhecer alguns dos principais artistas da bossa nova, estilo musical brasileiro que despontou no final dos anos 1950. Afinal, quem criou a batida inovadora? Quais foram as principais personalidades de seu movimento? Para saber de tudo isso e mais um pouco, venha com a gente!

Tom Jobim tocando bossa nova piano acompanhado por Vinicius de Moraes
Tom Jobim e Vinicius de Moraes, dois dos maiores nomes da bossa nova, juntos em 1962 (Foto/Reprodução/Internet)

Os 7 principais artistas da bossa nova

É impossível listar todos os artistas que cantam bossa nova ou mesmo todos os que fizeram parte do movimento nos anos 50 e 60. Por isso, vamos falar aqui de alguns daqueles que foram fundamentais para sua consolidação e que participaram de obras marcantes do gênero. Vamos conhecê-los!

João Gilberto

Abrimos nossa lista com o próprio criador da bossa nova, João Gilberto. No final da década de 1950, o músico surgiu com uma “batida diferente”, com influências do jazz e do samba.

A criação, dentre outras coisas, “simplificava” o ritmo do samba, trazia acordes com dissonâncias e já soava completa apenas com voz e violão. Além disso, com letras leves e cotidianas, também trazia um jeito bem peculiar de cantar, de forma contida e minimalista.

A primeira gravação profissional de João Gilberto apareceu no disco Canção do Amor Demais (1958), de Elizeth Cardoso, onde tocou duas músicas no violão. Um ano depois, o músico lançou seu próprio disco, intitulado Chega de Saudade. A partir daí, alcançou fama tanto no Brasil quanto no exterior e influenciou muitos músicos das gerações seguintes.

Tom Jobim

Tom Jobim foi cantor, arranjador, violonista, pianista e maestro, além de um grande compositor. Aliás, ele é autor de mais de 300 canções, muitas delas de bossa nova, da qual foi um dos criadores de seu movimento. Dentre seus sucessos estão Águas de Março, Wave, A Felicidade, Falando de Amor e, claro, Garota de Ipanema.

Tom Jobim foi um dos primeiros a conhecer a bossa nova e trabalhar com seu criador. No início da parceria com João Gilberto, inclusive, ele também assina faixas do álbum de estreia do companheiro. Além da faixa-título Chega de Saudade, também estão no álbum os sucessos Desafinado e Brigas Nunca Mais.

Roberto Menescal

Considerado um dos precursores da bossa nova, Roberto Menescal é produtor, instrumentista e compositor. Dentre os seus maiores sucessos, estão obras como Você, Nós e o Mar, Telefone e O Barquinho.

Além disso, Roberto Menescal também ajudou a levar a música brasileira para o exterior, especialmente para Japão e EUA. Nas terras do Tio Sam, participou do famoso concerto de bossa nova no Carnegie Hall, em 1962. A apresentação ao lado de figuras como João Gilberto, Carlos Lyra e Tom Jobim marcou a entrada do estilo no país norte americano.

Carlos Lyra

Cantor, violonista e compositor, Carlos Lyra é um dos principais artistas da bossa nova, pois contribuiu com canções importantíssimas para o movimento. O primeiro disco de João Gilberto, por exemplo, Chega de Saudade, tem três músicas suas. Dentre elas, estão Lobo Bobo e Saudade fez um Samba, parcerias com Ronaldo Bôscoli que fizeram grande sucesso e são lembradas até hoje.

Outra colaboração que lhe rendeu ótimas composições foi com Vinicius de Moraes. Dessa dupla, saíram músicas como Marcha da Quarta-feira de Cinzas, Maria Moita, Você e Eu e Minha Namorada. Composição somente de Lyra, Influência do Jazz é outra que não pode deixar de ser citada.

Nara Leão

Conhecida como “a musa da bossa nova”, apesar de não aceitar bem o apelido, Nara Leão atuou de forma importante durante o surgimento do gênero.

Foi no apartamento em que morava com os pais que a cantora promovia encontros de músicos que seriam consagrados no estilo. Dentre eles, nomes como Carlos Lyra e Roberto Menescal. Inclusive, foi ali um dos lugares escolhidos por Menescal para apresentar João Gilberto e sua criação aos amigos.

Posteriormente, poucos anos depois do surgimento da bossa nova, Nara decide se afastar do gênero, antes mesmo do lançamento de seu primeiro disco. A partir de então, a cantora se envolveria mais com o samba e com o cenário político do país. 

Vinicius de Moraes

É quase impossível falar dos principais artistas da bossa nova sem citar Vinicius de Moraes, apelidado carinhosamente por Tom Jobim de “poetinha”. Além dos já citados João Gilberto, Tom Jobim e Carlos Lyra, Vinicius tem letras musicadas por outros parceiros de destaque. Dentre eles, estão Francis Hime, Toquinho, Baden Powell e Chico Buarque.

A estreia do poetinha na bossa nova aconteceu também no já destacado disco Canção do Amor Demais, de Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, Vinicius tem no álbum outras parcerias com Tom Jobim, como Chega de Saudade, Luciana e Janelas Abertas.

Além dessas canções, contam com suas letras inúmeros sucessos da bossa nova e também da MPB. Isso inclui canções como Canto de Ossanha, A Casa, A Felicidade, Água de Beber, Insensatez e Garota de Ipanema.

Elis Regina

Há muitos artistas que não estiveram ligados diretamente ao movimento da bossa nova, mas que fizeram contribuições importantes para o gênero. É o caso de uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, Elis Regina.

A intérprete lançou, em 1974, ao lado de Tom Jobim, o disco Elis & Tom. No álbum, ela dá voz a canções que até hoje são consideradas clássicos da bossa nova. É o caso, por exemplo, de Só Tinha de Ser Com Você, Triste e Brigas Nunca Mais. No entanto, o maior sucesso do disco é a terceira e marcante versão de Águas de Março.

Hora de compartilhar este post!

Agora que você já relembrou de alguns dos maiores artistas da bossa nova, que tal refrescar a memória de seus amigos e parentes? Então, compartilhe este artigo e ajude o Cifra Club a valorizar o que a música brasileira tem de melhor!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK