Cifra Club

Quem é Aline Barros? Conheça a cantora que mudou o gospel nacional

Hoje é o dia que você vai conhecer, de fato, quem é Aline Barros, artista fenomenal e um dos nomes essenciais da música gospel brasileira!

Aline Barros cantando de olhos fechados
Aline Barros no projeto Ao Vivo Em Los Angeles (Foto: Reprodução/Spotify)

Cantora, compositora, multi-instrumentista, escritora, empresária e até apresentadora. A biografia de Aline Barros perpassa suas múltiplas habilidades unidas por um elemento em comum: a música cristã.

Nesse sentido, a cantora já vendeu mais de 12 milhões de cópias de álbuns, com direito a certificações de discos de ouro, platina e diamante. Também fazem parte da sua história a conquista de Grammys, colaborações relevantes no meio gospel e reconhecimento por sua popularidade.

Assim, a artista mudou o cenário gospel com sua visibilidade em diversos programas de TV. Ela ultrapassou as barreiras da mídia e da religião, fazendo com que suas canções fossem utilizadas por todos para levar mensagens de amor, fé e esperança.

Ficou curioso para saber mais sobre quem é Aline Barros? Então, vem com a gente!

Quem é Aline Barros?

Aline Kistenmacker Barros dos Santos nasceu e cresceu no subúrbio carioca, filha de pastores evangélicos. Assim, desde os dois anos manifestava interesse pela música.

Ela foi evoluindo até acompanhar o pai no Ministério de Louvor, logo aos nove anos. Além de fazer parte da equipe de louvor, a jovem participava de algumas gravações.

Como resultado disso, aos 14 anos lançou a música Tua Palavra, ocupando as paradas de rádios evangélicas da cidade por 45 dias. Mais do que isso, aos 16, a faixa Consagração foi lançada e ocupou as paradas de sucesso por meses.

Mais tarde, já com 18 anos, seu álbum de estreia, Sem Limites, ganhou vida e conquistou o público, firmando o início de sua carreira. O disco contou com composições de cantores conhecidos, como Marquinhos Gomes, Michael W. Smith e Alda Célia.

Indo além das canções autorais, Aline Barros inovou ao participar do disco da Xuxa, Crer para Ver.

Em seguida, gravou o seu segundo álbum, Voz do Coração, e emendou um EP de final de ano, intitulado Canções de Natal, ambos em 98.

Essa fase também conta com uma coletânea, Millennium, o disco Poder do Teu Amor e o compilado romântico Eterno Amor. Nesse sentido, O Poder do Teu Amor vendeu mais de 300 mil cópias e é considerado o melhor álbum já gravado pela artista.

Por fim, em 2001, a cantora lançou Mensagem de Paz, com a participação de Cid Moreira.

Em seguida, veio o primeiro DVD ao vivo, gravado no evento Jesus Vida Verão, com público de 50 mil pessoas. O trabalho de 14 faixas incluiu suas melhores canções.

Álbuns ao vivo: louvores para a multidão

Em 2004, Aline Barros lançou o disco ao vivo Som de Adoradores, o primeiro pela gravadora MK Music. Como resultado das composições e da produção, o projeto recebeu certificação de platina e indicação ao Grammy Latino.

Os anos seguintes foram marcados por mais produções. Dentre elas, Caminho de Milagres, álbum não só indicado, como também vencedor do Grammy Latino.

Bem como os antecessores, Caminho de Milagres ganhou sua versão ao vivo, gravada para mais de 10 mil pessoas no Maracanãzinho.

Em seguida, Aline apresentou não apenas sua habilidade ao vivo, mas também a magia por trás dos bastidores.

Dessa forma, o DVD Aline Barros na Estrada, lançado em 2009,trouxe os detalhes da turnê Caminho de Milagres, mostrando bastidores dos 20 anos de carreira.

Música gospel infantil

Antes de tudo, é preciso ressaltar que o público mirim sempre esteve presente na história de Aline Barros.

Assim, em 1999, ela começou o seu trabalho com os pequenos no álbum Bom É Ser Criança. O trabalho rendeu um programa infantil na rede CNT, exibido de 2001 a 2003 e apresentado pela cantora.

Anos mais tarde, ela também lançou Bom É Ser Criança Vol. 2, com mais de 500 mil cópias vendidas. Além disso, os anos seguintes contaram com Aline Barros & Cia 1, 2 e 3, Tim-Tim Por Tim-Tim e ImaginAline.

Dessa maneira, foi com Aline Barros & Cia que ela conquistou o Grammy Latino em 2006 na categoria Melhor Álbum Cristão em Língua Portuguesa.

Além disso, a obra também foi eleita o melhor projeto gráfico infantil de 2006 pelo Troféu Talento. Dentre as faixas mais famosas, estão Homenzinho Torto e Pula-Pula.

Por fim, em 2010, ela apostou no disco instrumental voltado para recém-nascidos, intitulado Aline Barros para Bebês. As canções são populares até hoje e servem para ensinar as crianças a aprenderem a tocar música gospel infantil.

Do Brasil para o mundo: a carreira internacional

A história de Aline Barros também é marcada por canções internacionais e álbuns produzidos no exterior. Dessa forma, a cantora lançou, em 2013, o álbum Graça, que inclui composições de Anderson Freire e Fernandinho, grandes nomes da música gospel.

Além disso, o projeto contém quatro versões de canções internacionais. Por exemplo, O Fogo Não Descansa (Fire Never Sleeps).

O início das versões abriu caminho para os trabalhos seguintes, feitos em espanhol e inglês, gravados diretamente nos Estados Unidos. Ademais, o disco Vivo Estás (2015) foi feito todo em espanhol, consolidando Aline Barros com uma das maiores cantoras gospel da atualidade

Ao todo, ela lançou diversos álbuns internacionais, como Más de Ti, El Poder de Tu Amor, Aline, Fiesta en el Jardin e Refréscate.

Para celebrar os 30 anos de carreira, Aline lançou o Ao Vivo em Los Angeles, com versões da música Poder Pra Salvar (Mighty to Save).

Aline Barros além da música

Outras atividades também fazem parte de quem é Aline Barros. Nesse sentido, ela publicou seu primeiro livro em 2001, chamado Reflexões de Paz. Já em 2004, ao lado do marido, Gilmar Santos, lançou o livro Muito Mais que um Sonho, voltado para casais. 

Depois disso, após cinco anos, O Poder da Esposa que Ora também ganhou as prateleiras (disponibilizado também em audiolivro), assim como Fé e Paixão, de 2010. Por fim, também foi lançado em sua autoria o livro Graça Extraordinária, em 2015. 

Outra função profissional que Aline Barros também exerceu foi a de jurada. Isso porque, em 2021, ela participou do programa Dom Reality, o primeiro reality gospel do país. 

Que tal tocar as músicas de Aline Barros?

Resumir toda a biografia de Aline Barros é uma missão quase impossível, visto que ela transformou o universo gospel com suas produções. Mas, agora que você sabe quem é Aline Barros, que tal aprender a tocar seus sucessos?

Com a diversidade de técnicas em cada faixa, você crescerá musicalmente e renovará a sua fé. Assim, você celebra não só os seus 30 anos de carreira, mas também renova o seu repertório de louvores. Bora praticar?

Ademais, não deixe de mandar este material para a turma da igreja, para mais pessoas se encantarem com a história de sucesso de Aline Barros!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK