Cifra Club

7 melhores artistas do rock nacional dos anos 60

O rock nacional dos anos 60 está  ligado ao cenário em que o país se encontrava, marcado pela censura e violência. No ano de 1964, a ditadura militar foi instaurada e com ela o cerceamento de opiniões, contribuindo para o surgimento de movimentos culturais. Assim como na música, o cinema e a literatura foram usados como forma de expressão do povo e ferramenta de protesto. 

Os Mutantes, nome do rock nacional dos anos 60
A mágica do voo colorido d’Os Mutantes mudou o rock nacional para sempre (Foto/Divulgação)

Saindo da Era de Ouro, marcada na década de 50 pelos sucessos de Vinícius e Tom, o Brasil vivia o boom do rádio. Durante esse tempo, a geração foi impactada por radionovelas, programas musicais e influências internacionais. Os jovens iniciaram uma era de busca pela liberdade, com movimentos importantes como a Jovem Guarda e a Tropicália. 

Jovem Guarda: o que era esse tal de iê, iê, iê? 

Primeiramente, a Jovem Guarda foi um movimento que mesclava música, comportamento, moda e TV, influenciando uma geração. Inspirados no rock dos anos 50 e soul da Motown, o fenômeno arrastou multidões e foi denominado “iê-iê-iê”, em referência direta ao yeah-yeah-yeah dos Beatles.

Alguns membros da Jovem Guarda, turma do rock nacional dos anos 60
Parte da turma da Jovem Guarda, movimento essencial para a cultura pop (Foto/Divulgação)

As influências aqui se estendiam também aos Rolling Stones, a Bob Dylan, a banda The Who, e claro, Elvis Presley. A Jovem Guarda teve componentes importantes, incluindo Martinha, Eduardo Araújo e Wanderley Cardoso.

Cores, protesto e clima quente: o rock da Tropicália

Parte da segunda década de 60, a Tropicália misturou arte com manifestações culturais, envolvendo a união popular, tradição e vanguarda. Mas, além das melodias, o destaque ficou mesmo para os jogos de linguagem, militância e o exílio dos intérpretes.

Capa de Tropicalia ou Panis Et Circencis,, um dos principais discos do rock nacional dos anos 60
Tropicalia ou Panis Et Circencis, o disco que mudou a história do rock nacional (Divulgação)

Considerado o movimento mais influente desde a Bossa Nova, a Tropicália apresentou grandes artistas como Geraldo Vandré, Tom Zé, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Artistas do rock nacional dos anos 60 para conhecer e ouvir

Para aprofundar mais, listamos sete artistas do rock nacional dos anos 60 para você curtir e entender a época.

1 – Os Incríveis

Originalmente The Clevers, Os Incríveis também tocaram como banda de apoio de Rita Lee durante uma turnê na Europa. Durante o auge do sucesso, lançaram canções como O Milionário e Eu te Amo Meu Brasil, como exaltação ao país.

Embora tenha ficado amplamente famosa com Engenheiros do Hawaii, Era um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones é originalmente deles. Após brigas judiciais e grande pressão vinda do sucesso dessa última canção, a banda tem seu fim decretado em 1972. Entretanto, algumas reuniões esporádicas e reencontros aconteceram nos anos de 2001 e 2005, sem novas gravações e lançamentos.

2 – Renato e Seus Blue Caps

Renato e seus Blue Caps fizeram sucesso durante a Jovem Guarda, tendo inclusive Erasmo Carlos como integrante durante algum tempo. A banda foi notada, sobretudo, por suas versões de canções internacionais, como de California Dreamin’, intitulada de Não te Esquecerei.

O grupo também lançou as versões Menina Linda e Até O Fim, ambas de canções dos Beatles, grande influência da época. A banda permaneceu em atividade até 2020, sendo considerada um dos conjuntos com período de atividade mais duradouros do mundo. 

3 – Roberto Carlos

Conhecido no Brasil e na América Latina como Rei, Roberto Carlos ajudou a popularizar a cultura do rock pelo país. Apresentou o Programa Jovem Guarda, estrelou filmes e tornou-se figura romântica, essencial até hoje nos especiais de final de ano. Suas parcerias foram de longas amizades do rock, como Erasmo Carlos, até a pop star latina Jennifer Lopez

Canções como Lobo Mau e Se Você Pensa foram famosas não só durante a década, mas expressaram sua pegada mais rock durante toda sua carreira. Somado a isso, de acordo com a Pró-Música Brasil, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da MPB. 

4 – Erasmo Carlos

Tremendão e Gigante Gentil, assim era chamado Erasmo Carlos, que além de cantor é compositor, multi-instrumentista e escritor brasileiro. Inicialmente, Erasmo teve como figura central em sua carreira o cantor Tim Maia, que o ensinou a tocar violão e compartilhou o gosto pelo rock. Como consequência disso, anos depois ele seria o responsável por apresentá-lo a Roberto Carlos, com quem viria a formar uma histórica amizade.

Uma de suas canções mais famosas certamente foi Minha Fama de Mau, que intitulou um longa em 2019, fazendo de Chay Suede o intérprete de Erasmo nas telinhas. Em um projeto ambicioso, Erasmo chegou a interpretar duetos com Nara Leão, Gal Costa e Rita Lee, estabilizando sua carreira. 

5 – Wanderléa

Wanderléa ficou famosa durante a fase da Jovem Guarda, como cantora e apresentadora de TV. Com carreira precoce desde os dez anos de idade, uma das primeiras estrelas femininas do rock do país.

Assim como Erasmo Carlos, também participou de filmes do Roberto Carlos e dividiu a apresentação do programa, chegando a namorá-lo por algum tempo. Um de seus grandes sucessos foi Te Amo, trilha sonora de três novelas globais em diferentes épocas, contribuindo para sua aparição na mídia. 

6 – Ronnie Von

O Pequeno Príncipe, ou melhor, Ronnie Von, iniciou sua carreira também na fase da Jovem Guarda, mesmo sem participar do programa de mesmo nome. Devido à influência dos Beatles, o cantor viveu uma era de rock psicodélico, com vinis vendidos inclusive no exterior. 

Um de seus principais sucessos, Meu Bem, é uma versão para a canção Girl, do quarteto britânico. Seus sucessos incluem ainda as canções A Catedral e O Carpinteiro. Além da música, Ronnie Von apresentou programas na TV, fez cinema e participou efetivamente de sua biografia, lançada em 2014. 

7 – Os Mutantes

Formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, Os Mutantes são considerados um dos principais grupos de rock nacional. Influenciados pelos Beatles e Jimi Hendrix, mesclaram o rock com mais elementos brasileiros, com um resultado irreverente e marcante. 

O trio participou do disco-manifesto do movimento, interpretando a faixa-título, Tropicália ou Panis et Circencis. Devido à aproximação mais acentuada com o rock no fim de 1969, a banda se consolida com apresentações na França e contratação pela Globo. Abaixo, você confer e outro momento bem rock and roll d’Os Mutantes:

Tópico extra: menção honrosa a quem também fez história

Uma década intensa, delineada por artistas e movimentos tão intensos quanto, que, mesmo ausentes da lista, também merecem uma menção honrosa por marcarem uma geração. Assim como os demais, The Fevers, Os Vips, Jerry Adriani, Demétrius e a dupla Leno e Lílian garantem lugar de destaque como figuras do rock.

Compartilhe o rock nacional dos anos 60 com a galera!

Bateu a vontade de voltar no tempo e viver o melhor do rock nacional dos anos 60? Dá para começar compartilhando a história com os amigos, além de aprender a tocar um instrumento. Passear pelas diferentes gerações permite entender mais sobre os clássicos do rock, seus contextos e os motivos do sucesso tão duradouro. Bora começar?

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK