Cifra Club

Conheça 7 tipos de captador de guitarra

Não sabe qual captador escolher para a sua guitarra? Confira nosso guia completo sobre os tipos de captadores de guitarra e aprenda tudo o que precisa saber para tomar a melhor decisão.

O universo da guitarra tem muitos temas a explorar! Por exemplo, pontes, cordas, afinações, modelos de instrumento…. Porém, o foco do artigo de hoje são os tipos de captador de guitarra. Dessa forma, explicaremos como funciona cada um deles, e assim você poderá mapear a sua escolha e adquirir o melhor!

Guitarrista mexendo na chave seletora de captadores da guitarra
Existem diversos tipos de captador, cada um com suas características e vantagens (Foto: Reprodução/Freepik)

Primeiramente, saiba que o o sistema de captação é o responsável por transmitir as vibrações das cordas em forma de sinais elétricos. Ou seja, são os captadores que dão cor e identidade ao seu som.

Em outras palavras, trata-se de um dos principais elementos da anatomia da guitarra elétrica, sendo indispensável para a produção sonora do instrumento!

Qual é o melhor captador de guitarra?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Tudo depende do gosto pessoal, do estilo e do timbre que o guitarrista pretende alcançar.

Por isso, o ideal é fazer testes e entender qual dos tipos de captador de guitarra entrega a sonoridade que mais satisfaz os seus ouvidos.

Os tipos de captador de guitarra são:

  • P-90
  • Single coil
  • Humbucker
  • Mini-humbuckers
  • Blade pickups (hot rail)
  • Stacked
  • Piezo

Bora lá conhecer mais sobre cada um deles?

1. P-90

Esse é das antigas, viu? Criados pela Gibson em 1946, os captadores P-90 podem ser considerados os antecessores dos singles coils. Sendo assim, são indicados para a turma do blues, do jazz e de sons mais leves.

Apesar de proporcionar uma sonoridade vintage, anasalada e rústica, esse tipo de captador também não escapa dos ruídos.

Ademais, devido ao seu formato, o P-90 não pode ser instalado em qualquer tipo de guitarra.

2. Single coil

Popularizados pelas guitarras da Fender ainda nos anos 1950, esses captadores são indicados para uma incrível diversidade de estilos musicais, como pop rock e blues.

Em contrapartida, os ruídos fazem com que o single coil não seja o captador mais interessante para quem toca um som mais pesado.

Como é composto por apenas uma bobina, está mais suscetível a interferências, o que gera ruídos. Contudo, é inegável que esse tipo de captador tem um som mais limpo e brilhante.

Por outro lado, quando comparado ao humbucker, por exemplo, o single coil entrega uma sonoridade mais estridente.

Nesse sentido, nomes como Jimi Hendrix, David Gilmour e Ritchie Blackmore utilizam captadores single coils.

3. Humbucker

Ainda nos anos 50, os engenheiros da Gibson projetaram o captador humbucker para resolver o problema do ruído apresentado pelo single coil e também pelo P-90.

Curiosamente, o nome vem, justamente, do barulho “hum”, que era produzido pelos captadores equipados com somente uma bobina.

É tudo uma questão de física: as duas bobinas fazem com que os campos magnéticos se cancelem e, consequentemente, diminui o ruído externo captado pelo equipamento.

Como resultado, esse tipo de captador tem os graves mais acentuados. De quebra, acaba sendo adequado para quem toca estilos mais pesados, como heavy metal, hard rock, etc.

Não à toa, Angus Young, Slash e Gary Moore são alguns dos principais adeptos dos captadores humbuckers.

4. Mini-humbuckers

O nome é 100% autoexplicativo, ou seja, tratam-se de humbuckers menores. Geralmente, são encontrados nas guitarras da linha Gibson Les Paul Deluxe.

Assim, contam com as mesmas características do humbucker, mas o som possui menos saída, e as frequências médias são mais destacadas.

Assim como os captadores P-90, o seu formato único o impede de ser instalado em qualquer guitarra.

Alguns nomes que utilizam mini-humbuckers são: Warren Haynes, Pete Townshend e George Benson.

Antes de você conhecer os demais tipos de captador de guitarra, que tal separar o nosso e-book gratuito para ler? É um material focado para os iniciantes no instrumento que ainda estão em dúvida sobre qual modelo comprar!

E-book do Cifra Club Academy sobre qual modelo de guitarra comprar

5. Blade pickups ou hot rail

Os captadores blade pickups, também conhecidos como hot rail, possuem aspecto de lâmina, pois não possuem polos (parafusos) visíveis em seu topo. O ímã tem forma de barra e uma lâmina como polo.

Sua principal característica é a de captar o som por igual em toda a extensão, mesmo quando o guitarrista aplica técnicas como bends ou vibratos.

Esse tipo de captador de guitarra é bastante indicado para os músicos de heavy metal. Tanto é que Dimebag Darrell e Dave Murray são alguns dos representantes dos blade pickups.

6. Stacked

Foi desenvolvido para ter o som do tipo single coil, mas com a anulação do ruídos. Para isso, os desenvolvedores colocaram duas bobinas empilhadas, mas o resultado não foi exatamente o que era esperado pelos criadores.

O resultado não é 100%, mas realmente entrega uma sonoridade mais limpa. Curiosamente, o stacked é popularmente chamado entre os guitarristas de “humbuckers em forma de single coil”.

Eric JohnsonYngwie Malmsteen e Eric Clapton são alguns guitarristas adeptos do stacked.

7. Piezo

Esse tipo de captador é cheio de peculiaridades. Primeiramente, ele é ajustado na madeira do violão ou nos saddles e nut da guitarra. Por isso, fica praticamente invisível aos olhos.

Outra característica marcante – talvez a maior delas – é a captura do som diretamente da madeira. Sendo assim, um captador piezo promove ao som da guitarra um timbre naturalmente mais clássico, que lembra muito um violão de aço.

Os lendários guitarristas John Petrucci e Alex Lifeson são bons exemplos de músicos que usam captadores piezo.

Agora que você conhece todos os tipos de captador de guitarra, só falta dar aquela turbinada nos estudos para se tornar um guitar hero de respeito!

Para isso, a melhor opção para você estudar as seis cordas é com o curso de guitarra do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Nas aulas comandadas pelo mestre Vinícius Dias, você vai evoluir em vários quesitos no instrumento: técnicas, solos, riffs, repertório e muito mais!

Não perca a oportunidade de estudar de onde e quando quiser com o melhor auxílio profissional!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK