Cifra Club

Quais são os principais tipos de samba?

Descubra os principais tipos de samba e descubra a história de cada um. Conheça os pioneiros de estilos como choro, marcha-rancho, partido-alto e mais.

Segundo o mestre Dorival Caymmi, “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. Nascido da união dos batuques dos tambores africanos com ritmos mais populares nas grandes cidades, o samba já contabiliza mais de 100 anos de história.

Roda de Samba / Carymbé

Movimentos artísticos vêm e vão, mas o samba continua sendo um dos pilares mais fortes da cultura brasileira. E hoje, vamos te explicar um pouco mais sobre os diferentes tipos de samba e suas origens. Vem com a gente?

Os principais tipos de samba

Assim como outros gêneros de música, o samba tem suas variações. Vamos te contar a característica de 10 estilos de samba

Samba de roda

O samba de roda é uma expressão cultural afro-brasileira que surgiu no estado da Bahia, em meados dos anos 1860. 

Caracterizado pela mistura de dança, música e poesia, este estilo é considerado uma das formas mais antigas de samba, sendo fundamental para o desenvolvimento de outros tipos de samba no Brasil. Atualmente, o Samba de Roda é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Samba-enredo

Samba-enredo é o estilo musical associado às escolas de samba. Ele nasceu no Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX, para narrar e enaltecer o enredo escolhido por cada escola para o desfile. 

Esses sambas são conhecidos por sua estrutura narrativa e melódica que acompanha os desfiles, sendo uma vitrine para a criatividade e o talento dos compositores brasileiros.

Samba-canção

O samba-canção surgiu na década de 1930, caracterizando-se por suas letras românticas e melodias mais lentas. 

Este estilo ganhou popularidade por expressar emoções mais profundas e tem um ritmo mais lento.  Com a chegada da bossa nova no fim da década de 50, esse estilo de samba perdeu um pouco do seu espaço, mas consagrou grandes artistas, como Noel Rosa e Cartola.

Samba-exaltação

O samba-exaltação também surgiu na década de 1930, como uma forma de enaltecer as belezas e as conquistas do Brasil. 

O estilo é lembrado por suas contribuições históricas à música brasileira, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e País Tropical, de Jorge Ben Jor.

Samba de gafieira

Samba de Gafieira é um estilo de samba derivado do maxixe que se desenvolveu nas salas de baile do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. A Gafieira refere-se tanto ao estilo de dança quanto ao ambiente onde o samba é dançado.

Marcha-rancho

A Marcha-rancho, também conhecida apenas como Rancho, é um subgênero do samba que se caracteriza por seu ritmo mais lento e compassado.

Surgiu no início do século XX, como uma forma mais organizada e melódica de marcha carnavalesca, incorporando elementos de cantigas folclóricas e samba. 

Choro

Choro, ou “Chorinho”, é considerado um dos estilos musicais mais antigos do Brasil. Embora não seja um tipo de samba tradicional, o Choro influenciou significativamente o desenvolvimento do samba, compartilhando muitos elementos rítmicos e melódicos.

O Choro é praticado por conjuntos instrumentais, destacando-se pela improvisação.

Partido-alto

Samba de partido-alto é um tipo de samba surgido no século XX. Ele é cantado em forma de desafio por dois ou mais cantores. 

Este estilo é amplamente apreciado em rodas de samba e encontros informais, onde a participação e a improvisação são valorizadas, refletindo a essência comunitária e participativa do samba.

Samba-rock

Com grande destaque nas décadas de 60 e 70, o samba-rock combina elementos do samba com o rock and roll, funk e jazz.

Entre os maiores expoentes do estilo, podemos citar Jorge Ben Jor, Erasmo Carlos e Trio Mocotó.

Pagode é samba? 

Frequentemente é levantada a discussão sobre pagode ser ou não samba. De fato, o pagode é uma vertente moderna que emergiu do samba nas décadas de 70 e 80. 

O termo “pagode” originalmente se referia a festas e encontros onde o samba era tocado, mas com o tempo, passou a identificar um subgênero próprio, caracterizado por uma sonoridade mais leve, letras que falam do cotidiano e do amor com uma linguagem simples, além da inclusão de novos instrumentos.

Grupos como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e Exaltasamba estão entre os pioneiros e maiores expoentes deste estilo, contribuindo significativamente para a sua popularização. 

Domine o samba no violão com o Cifra Club Academy

E então, curtiu conhecer melhor os estilos de samba? É hora de dar o próximo passo e evoluir sua técnica com o Cifra Club Academy.

O curso de Samba no Violão já está disponível em nossa plataforma! Prepare-se para conhecer mais sobre a história do estilo musical, além de aprender técnicas e levadas e ampliar o seu repertório dominando alguns dos clássicos do gênero. 

Quer saber mais sobre o curso e entender como podemos te ajudar a evoluir no samba? Confira a ementa completa do curso!

samba no violão cifra club academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK