Cifra Club

Músicas de João Donato: as 15 melhores para tocar

Não há nada melhor para honrar a memória de um grande músico e compositor do que aprendendo a tocar suas músicas. Confira as melhores cifras de João Donato no violão!

Tocar músicas de João Donato no violão não é uma tarefa fácil. O compositor acreano gostava de usar harmonias rebuscadas e ritmos complexos. Por outro lado, esse é um estudo que vale muito a pena, pois ele enriquece qualquer violonista, tanto na técnica como na teoria.

João Donato de boné cantando em show
João Donato nos deixou composições incríveis e históricas (Foto: Reprodução)

Por exemplo, a complexidade dos acordes de suas composições é um excelente treino para progredir nas trocas mais difíceis. Ao mesmo tempo, o estudo dos ritmos dessas músicas deixa qualquer um fera em batidas de samba, bossa nova e outros ritmos latinos.

Em outras palavras, com dedicação, paciência e esforço, estudar o repertório deste mestre da música brasileira trará resultados incríveis para qualquer estudante de violão.

Por isso, fizemos esta lista com 15 músicas de João Donato para quem curte suas composições e quer evoluir mais no violão. Bora lá?

Como tocar as músicas de João Donato?

Como dissemos, as músicas de João Donato são mais indicadas para violonistas dos níveis intermediário e avançado. No entanto, os iniciantes também poderão aproveitar o repertório. Se liga em algumas das músicas que separamos:

  • Nasci Para Bailar
  • Amazonas
  • Simples Carinho
  • Chorou, Chorou
  • Bananeira
  • Gaiolas Abertas
  • Vento no Carnaval
  • Café Com Pão

Tudo certo para começarmos a aprender as melhores músicas de João Donato no violão?

1. Café Com Pão

Apesar de ser uma bossa nova, a cifra de Café Com Pão tem apenas 7 acordes, algo incomum para o estilo. No entanto, 3 deles têm pestana (Bb7, Bbm7 e C7/4/9), e 3 são dissonantes com shapes difíceis (Eb7/9, F7M e Gm7). Portanto, treine essa música em um andamento mais lento com um metrônomo, até você ficar fera nas trocas de acordes.

2. Verbos do Amor

Com toda a certeza, Verbos do Amor é uma das melhores músicas de João Donato. Porém, recomendamos que ela seja tirada apenas por quem está no nível avançado ou querendo avançar do nível intermediário. Isso porque ela tem 39 acordes, sendo que a maioria deles têm formatos complexos e com pestana. Por fim, o andamento lento facilita um pouco as trocas de acordes.

3. Simples Carinho

Simples Carinho é outra entre as músicas de João Donato que devem ser tiradas por quem já está do nível intermediário para cima. Dentre seus 16 acordes, 4 possuem pestana (Bm7, C#m7, F#7/13- e G#7/13-). Os outros acordes são dissonantes com shapes bem difíceis. No entanto, há uma progressão de acordes que se repete quatro vezes na música, simplificando consideravelmente seu estudo.

4. Vento no Carnaval

Uma música indicada para iniciantes que já têm uma bagagem e querem avançar para o nível intermediário é Vento no Carnaval. Ela tem 2 shapes que são só uma pestana, sem usar os outros dedos (Dm7 e C7/4/9). Além disso, entre os outros 8 acordes dissonantes dela, alguns têm formatos relativamente fáceis. Por fim, o ritmo de samba é tocado de forma mais lenta, facilitando a assimilação da batida.

5. Nasci Para Bailar

Mesmo tendo só 7 acordes, Nasci Para Bailar é uma das mais complexas músicas de João Donato. Nesse sentido, ela usa a batida de bossa nova tocada em um andamento bem rápido. Além disso, todos os acordes têm shapes complexos, com trocas feitas rapidamente. Assim sendo, até o pessoal de nível avançado vai ter que se esforçar um pouco mais para tirar essa música.

6. Ahiê

Aqueles que estão interessados em aprimorar a batida de samba vão ter um prato cheio em Ahiê. Assim sendo, o andamento não tão rápido da música facilita não só o treino da batida, como também as trocas entre seus complexos 12 acordes. Por último, ela só tem duas partes. Então, fragmente seu estudo. Ou seja, treine a progressão de acordes do verso e depois passe para o refrão.


7. Lugar Comum

É possível tocar Lugar Comum usando a seguinte batida: ↓  ↑↑  ↓↑. Os toques para baixo são feitos com o polegar no baixo dos acordes. Já os para cima são feitos com os dedos indicador, médio e anelar simultaneamente nas cordas primas (mais agudas). Confira na cifra quais cordas tocar em cada acorde. Dessa forma, comece treinando a primeira progressão de acordes: G7/4(9) e C6(9)/G. Ficou legal? Passe a praticar a outra progressão, que tem mais acordes.

8. Chorou, Chorou

Chorou, Chorou está entre as mais difíceis músicas de João Donato, pois usa a batida de bossa nova tocada em um andamento rápido. Além disso, ela tem 23 acordes bem complexos e com trocas rápidas entre eles. Portanto, treine essa música por partes, em um andamento mais lento, até você dominá-la por completo.

9. Gaiolas Abertas

Para tocar Gaiolas Abertas, é preciso usar o ritmo de bossa nova. Ela já está naturalmente em um andamento lento, mas, se você achar necessário, comece treinando mais devagar ainda. Identifique as mudanças de acordes mais difíceis para você e concentre seu estudo nelas. Depois que estiverem legais, se dedique a praticar o resto da música.

10. Sambou… Sambou

Apesar de seu nome, Sambou… Sambou é mais uma bossa nova entre as músicas de João Donato. Ela tem duas progressões de acorde. Como de praxe, comece treinando uma delas até dominá-la, e depois pratique a outra. Por fim, treine essa música em um andamento mais lento.

11. Amazonas

Com seu ritmo latino, Amazonas é recomendada para quem já está no nível avançado. Principalmente para aqueles que já tocam bem samba, bossa nova e outros estilos brasileiros. Assim sendo, treine em um andamento mais lento até você dominar a batida.

12. Até Quem Sabe

Uma das mais belas músicas de João Donato, Até Quem Sabe é uma balada que pode ser tocada com a seguinte batida: ↓↑↑↑. Cheque na cifra quais cordas tocar e quantas vezes fazer essa batida por acorde. A música já é bem lenta, mas, se preferir, pratique ainda mais devagar.

13. Bananeira

Bananeira é um samba bem rápido com 14 acordes. Dentre eles, 3 pestanas (C4/7/9, D4/7/9 e Dm7). Seus outros acordes são dissonâncias com shapes difíceis. Comece treinando a parte cantada, em um andamento mais lento, como de costume, pois as progressões de acordes são mais tranquilas.

14. Flor de Maracujá

Se você quer começar a estudar o ritmo de baião, Flor de Maracujá é um bom começo. Mais uma vez, fragmente seu estudo. Dessa forma, inicie seu treino pelo verso dessa música. Depois que ele estiver ok, pratique o refrão. Por último, treine em um andamento mais lento.

15. A Rã

 A Rã é uma excelente música para tirar no violão. Use a primeira progressão de dois acordes – Dm7(9) e G7(9/13) – para assimilar a batida. Quando você estiver tranquilo nessa parte, avance para o resto da música. Como de costume, treine em um andamento mais lento.

Gostou de aprender a tocar as músicas de João Donato no violão? Temos certeza que foi agregador para o seu aprendizado do instrumento. Além disso, você pôde celebrar a obra de um nome importantíssimo para a música brasileira.

Antes de sair, que tal enviar este artigo para amigos? Dessa forma, mais pessoas ajudarão a manter o legado de João Donato vivo.

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK